• 253 648 629
  • bombvieiraminho@gmail.com
    • campanha1

    Louvor colectivo

    Atribuído um louvor colectivo através da Ordem de serviço n.º05/2014 a bombeiros vieirenses, pela entrega, voluntariedade, coragem, competência e o espírito de equipa evidenciados no socorro das pessoas e no exemplo de atuação que prestígia a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.

    Ordem de serviço n.º05/2014

    Em 28 de Janeiro de 2013, pelas 11h49, a central dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho recebeu um pedido de socorro na sequência de um incêndio deflagrado num apartamento, situado no 2º andar do edifício Olmar, na Rua Professor Carlos Teixeira, nas proximidades do quartel.

    Para o local foram mobilizados os meios adequados, tendo sido necessário proceder ao salvamento de duas vítimas, uma mulher e um bebé, que se encontravam encurraladas na varanda da habitação, com recurso a meio elevatório, bem ainda, à evacuação do prédio onde se encontrava um idoso com mobilidade muito limitada.

    O desempenho dos Bombeiros resultou num êxito, mesmo com os constrangimentos inerentes da maior movimentação de pessoas e veículos na via pública, atento tratar-se de uma dia de feira semanal em Vieira do Minho, facto que foi reconhecido e divulgado pela comunicação social.

    Acresce ainda que este episódio foi explorado, pelos melhores motivos, pelo jornal Correio da Manhã, cujos responsáveis consideraram que a actuação dos Bombeiros de Vieira do Minho era idóneo de integrar a iniciativa “Heróis Correio da Manhã” que durante várias semanas foi divulgada naquele matutino.

    A divulgação desta acção de socorro levou que muitos portugueses a tivessem considerado a mais relevante das desenvolvidas pelos “Heróis com Farda” , facto determinante para a atribuição do primeiro lugar do prémio daquela iniciativa, em gala que teve lugar nos estúdios da CMTV, em Lisboa, na tarde do dia 09 de Junho de 2013, transmitida em directo na televisão, sendo atribuído aos bombeiros intervenientes no socorro um cheque de 1.000 euros que foi entregue à direcção da AHBVVM para comparticipação na aquisição de equipamentos e fardamentos para os Bombeiros.

    Para o sucesso desta acção de socorro muito contribuiu a entrega, voluntariedade, coragem, competência e o espírito de equipa evidenciados pelos Bombeiros, primeiro, no socorro das pessoas, e depois, na extinção do incêndio de forma célere e eficaz, dignificando-se assim os Bombeiros de Portugal e, em particular, os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, razões determinantes para o prestígio do nosso Corpo de Bombeiros e da admiração da sociedade em geral.

    Assim, no uso das faculdades que me são conferidas pelo Regulamento Interno deste CB e demais legislação em vigor para o sector dos Bombeiros, atribuo o presente LOUVOR COLECTIVO a todos os elementos abaixo identificados, que deverá ser registado nos respectivos processos individuais. 

    Adjunto de comando- António Luís Dias Fortunas Fidalgo,

    Sub-chefes- Hugo Filipe Carneiro Fernandes,- Vítor Manuel de Sousa Gomes,- Rui Manuel da Costa Pinto Ferraz Dias,- José Manuel Pereira de Sousa,- Rui Miguel da Silva Gonçalves,

    Bombeiros de 2ª- Nuno Domingos Ribeiro de Sousa,- Ana Bela Costa Pinto Ferraz Dias,- Nuno António da Silva Gonçalves e- Bruno César Fidalgo Liz de Almeida.

    Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, 16/02/014

     

    O Comandante(António Macedo)