• 253 648 629
  • bombvieiraminho@gmail.com
    • campanha1

    Discurso do Presidente da Direção da AHBVVM por ocasião das comemorações dos 74 anos dos Bombeiros de Vieira do Minho

    DISCURSO DOS 74 ANOS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIEIRA DO MINHO

    Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Engº António Cardoso
    Exma Sra Presidente da Assembleia Municipal de VRM, Dra Neli Pereira
    Exmos Srs. Vereadores da Câmara Municipal de Vieira do Minho
    Exmo Sr. Presidente da Assembleia Geral da Assembleia Geral da AHBVVM- Tem.Cor.Pinto da Costa
    Exmo sr. Presidente do Conselho Fiscal da AHBVVM- Dr. Afonso Barroso
    Exmo sr. Comandante do Posto da GNR de Vieira do Minho- Sargento- Ajudante Manuel Mota
    Exmo Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho- Dr. Alfredo Ramal
    Exmo Sr. Presidnet do Conselho Directivo Da Escola EB2/3 – Vieira da Araújo – Prof.Rui Monteiro
    Exma Sra Dra Celeste Cardoso em representação do Centro de Saúde de VRM
    Exmos Srs. Presidentes de Junta de Freguesia
    Exmos Srs. Membros de direcção e demais Corpos sociais Da AHBVVM
    Exmo Sr, Comandante, 2º Comandante e Comandante Adjunto
    Exmos Srs. Membros do Quadro de Honra
    Exmo Sr. Dr. Dalot (Ex. Presidente desta Asssociação)
    Soldados da Paz – Bombeiros
    Escola de Bombeiros
    Comunicação Social: Rádio Alto-Ave, Jornal de Vieira….
    Vieirenses e amigos dos Bombeiros

    A epopeia que hoje celebramos teve início há 74 anos. No longínquo ano de 1940, em 12 de Fevereiro.

    Homens valorosos tiveram o arrojo de dotar o nosso Concelho de um grupo de bombeiros que pudessem responder às necessidades de socorro no perigo daqueles que eram os seus semelhantes. Homens imbuídos de um carácter solidário e voluntário.

    Passados 74 anos, nós fazemos memória de todos eles e de todos os que ao longo destas sete décadas serviram esta Associação Humanitária. Directores, benfeitores, associados, bombeiros. A todos e para todos o nosso sentido reconhecimento e gratidão.

    É com os olhos postos na história que hoje sentimos o dever de prosseguir. Com a mesma garra, o mesmo arrojo, mas também com a mesma esperança de que o caminho é para percorrer, mesmo que as dificuldades de ontem sejam uma realidade no hoje da nossa Associação.

    A direcção a que presido, está em funções há 43 dias. Neles tivemos a oportunidade de identificar 3 grandes desafios:

    1.     Uma Associação de voluntários que carece de voluntariado.

    Um desafio para a direcção, comando, responsáveis autárquicos e população vieirense em geral. Não pode esta casa funcionar apenas e só com pouco mais do que os 22 assalariados que a compõem. Os homens não são máquinas. E tememos que os homens e mulheres que servem este Corpo activo se cansem.

    2.     A situação financeira da Associação. É deficitária.

    Não pode uma instituição como esta estar dependente da disponibilidade financeira dos seus directores. Temos perante nós, direcção, comando, bombeiros, responsáveis autárquicos e população vieirense, sermos imaginativos e criativos na busca de soluções para dar resposta a esta tão premente necessidade. Porque senão também nesta casa pode acontecer de aplicar o Velho adágio: “ Casa onde não há pão, todos ralhão e ninguém tem razão”.

    3.     As condições das actuais instalações, o quartel.

    O sonho de novas instalações!

    O desafio de encontrar soluções para os problemas cabe-nos a todos nós. Conscientes de não regatear esforços para prosseguirmos o trabalho desenvolvido pelas sucessivas direcções que serviram esta instituição, a actual direcção procurará nas dificuldades identificadas com o apoio de todos solucionar os problemas para que os “nossos bombeiros” respondam com eficácia e prontidão às solicitações da população em geral e das pessoas em particular.

    Soldados da Paz. Amigos e queridos Bombeiros.

    Neste dia de aniversário da nossa Associação, quero deixar-vos uma vez mais uma palavra de apreço e carinho. O presidente da direcção secundado pelos membros da mesma, aqui e publicamente quer deixar-vos uma palavra de AMIZADE E RECONHECIMENTO. Sois dos melhores bombeiros entre os melhores. Para todos vós a garantia de que tudo faremos para vos proporcionar melhores condições de trabalho e vontade de que no dia-a-dia do vosso desempenho ao serviço dos outros, vos orgulheis de seres bombeiros e bombeiros de Vieira do Minho.

    Aos bombeiros que hoje receberam medalhas e aos que foram promovidos. Elas (medalhas e promoção) devem significar prestígio mas, significam também maior responsabilidade.

    Escola de Bombeiros.

    Como vos disse há dias, temos esperança de que entre vós saiam homens e mulheres disponíveis para o serviço voluntário. Confiamos nos jovens que sois, capazes de aventuras que superam as dificuldades que encontrareis na vossa formação e no serviço diário em prole dos demais. O Bombeiro quando se alista é para SERVIR.

    Dr. Dalot – Ex-Presidente da Associação HBVVM

    A foto que fará parte da galeria dos Presidentes significa o reconhecimento e a gratidão da mesma e dos vieirenses pelos serviços prestados. Estamos-lhe gratos, certos de que continuaremos a contar com a sua experiência e amizade pelos bombeiros. Na sua pessoa o nosso obrigado aos restantes membros do exercício da sua presidência.

    Sr. Presidente da Câmara Municipal e demais membros do executivo.

    Os Bombeiros contam com a vossa prestimosa colaboração. Somos parceiros no âmbito das responsabilidades no que concerne à protecção civil. Relembro o que lhe transmiti na nossa tomada de posse no passado dia 3 de Janeiro. A Câmara Municipal pode contar com a disponibilidade e generosidade dos nossos Bombeiros. O Sr. Presidente saberá dar a resposta que esta Associação tanto anseia e espera de si e do seu executivo. Contamos com a Câmara Municipal.

    Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Dra Neli.

    Cabe-lhe a responsabilidade de orientar e fazer aprovar qualquer proposta que o Executivo Camarário lhe faça chegar e seja da responsabilidade da Assembleia Municipal aprovar, no que diga respeito a esta Associação. Contamos com a vossa prestimosa colaboração e empenho.

    Instituições aqui representadas e vieirenses.

    Os bombeiros estão para servir. Contem com eles. Porém, deixo um desafio. Os Bombeiros para ajudarem e socorrerem têm de ter condições. Nós precisamos da vossa ajuda, do vosso apoio. Contamos convosco.

    Felicito para terminar a ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIEIRA DO MINHO, pelos seus 74 anos. Parabéns.

    Quero deixar uma palavra de gratidão e de reconhecimento a todos aqueles que têm colaborado de qualquer forma para que os nossos Bombeiros ao longo dos tempos tenham prosseguido na senda do Servir. As directores, aos comandos, aos benfeitores, aos associados e aos nossos bombeiros, de hoje e de todos os tempos, OBRIGADO.